O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Gaeco e Nufac, denunciou 34 pessoas por envolvimento em ações criminosas atribuídas ao Comando Vermelho, no âmbito da Operação Escudo. Os crimes ocorreram em janeiro deste ano, após a morte de um membro da facção em confronto com a PM.
A facção teria promovido atentados coordenados em diversas cidades, com homicídios, explosões, incêndios e ameaças diretas à população. O objetivo era impedir o avanço da polícia em áreas dominadas e retaliar a morte do integrante.
A denúncia detalha uma estrutura organizada e hierarquizada, com núcleos de comando, planejamento e execução, inclusive com participação de adolescentes. As ordens vinham de líderes presos, um dos quais foi transferido para o Sistema Penitenciário Federal.
Parte dos acusados está presa preventivamente. As penas somadas para os líderes podem ultrapassar 380 anos de reclusão. O MPRO aguarda a decisão do Judiciário sobre o recebimento da denúncia e a continuidade do processo.
Comentários: