Painel Rondônia - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025

Rondônia

Marcola e Beira-Mar recebem atendimento privilegiado em presídios federais

Líderes do PCC e do Comando Vermelho receberam acesso a dentistas e psicólogos particulares, segundo denúncias de policiais penais. O Ministério da Justiça não se manifestou sobre o caso.

Painel Rondônia
Por Painel Rondônia
Marcola e Beira-Mar recebem atendimento privilegiado em presídios federais
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Líderes das duas maiores facções criminosas do Brasil, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, e Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, receberiam atendimento privilegiado dentro dos presídios federais de segurança máxima onde cumprem pena.

De acordo com relatos de policiais penais, Marcola, chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC), teve acesso a um dentista particular no Presídio Federal de Brasília, inclusive para a realização de um procedimento estético. Já Beira-Mar, líder do Comando Vermelho (CV), contornou com atendimento psicológico particular no presídio federal de Catanduvas (PR). Ambos os serviços, de psicologia e odontologia, são oferecidos regularmente em unidades por profissionais contratados pelo governo federal.

Desde o final de 2024, foram feitas pelo menos cinco tentativas de obtenção de esclarecimentos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Secretaria Nacional de Políticas Penais sobre esses atendimentos. Até a publicação desta reportagem, nenhuma resposta foi dada.

Leia Também:

As visitas íntimas e com contato físico nos cinco presídios federais de segurança máxima do país — localizadas em Catanduvas (PR), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Mossoró (RN) e Brasília (DF) — foram proibidas em definitivo desde 2019, com a entrada em vigor da Lei n° 13.964/2019, conhecida como “Pacote Anticrime”. No entanto, segundo as denúncias, o atendimento por profissionais particulares, com contato direto, ocorreu desde o ano passado.

Marcola e Beira-Mar acumulam centenas de anos de denúncias por crimes como organização criminosa, execuções com requintes de crueldade e tráfico internacional de drogas e armas.

Comentários:
Painel Rondônia

Publicado por:

Painel Rondônia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais